Estudante do Colégio Padrão vai representar o Brasil na II OLAA que acontecerá no México
O aluno Gabriel Oliveira Mota, do 3º ano do ensino médio do Colégio Padrão Internacional, viaja neste sábado, 19, para a cidade de Puebla, no México, para a XI Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica – OLAA, que acontece 20 a 27 de outubro.
Natural de Montes Claros, Gabriel Oliveira, é um dos cinco alunos a compor a delegação brasileira nesta olimpíada. Os outros são três cearenses e um paulista.
Para Gabriel a paixão pela astronomia o motivou a participar da olimpíada. “Sempre fui fascinado pelo espaço, e a paixão pela ciência me motivou a participar da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), uma competição escolar que estimula a criatividade na resolução de problemas astronômicos relacionados a fatos do cotidiano”, disse Gabriel Oliveira.
Durante o ensino fundamental o aluno confidenciou que colou uma meta em sua vida de estudante que era representar o Brasil em uma dessas olimpíadas e não deu outra. “Eu havia estabelecido como meta representar o Brasil numa Olimpíada Internacional de Astronomia, embora esse objetivo parecesse inalcançável. Entretanto, com determinação, dedicação e apoio de quem acreditava em mim, fui selecionado para participar da Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica, no México”, confidenciou.
O processo seletivo começou com a OBA, da qual participaram cerca de 94 mil estudantes de todo o Brasil. Foram feitas provas online e presenciais. Gabriel foi aprovado em todas e durante o processo participou de vários treinamentos na cidade de Vinhedo/SP, no Observatório Astronômico Abrahão de Moraes/USP. Cinco alunos foram selecionados para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica, na Hungria e outros cinco para a Latino-americana no México. “Esse evento é uma oportunidade para conhecer pessoas de diferentes culturas, desafiar meus próprios conhecimentos e visitar lugares incríveis. Agora, pretendo representar o Brasil da melhor maneira possível, lutar para conquistar uma medalha e aproveitar a experiência”, concluiu.
Para a diretora do Colégio Padrão, Rosina Turano, é um marco para a instituição que este ano completa 39 anos. “Fico emocionada. O Colégio Padrão tem hoje 39 anos e pela primeira vez um aluno conquista um lugar no Brasil na área de física. Penso que isso resulta de uma maturidade pedagógica, além, é claro do talento do Gabriel que é um estudante diferenciado”, disse a diretora Rosina Turano.
DESTAQUE
Gabriel Oliveira sempre foi um aluno dedicado aos estudos. Ainda no ensino fundamental I recebeu uma bolsa integral do Colégio Padrão. Ele sempre foi um dos destaques da instituição. Além de representar o Brasil na OLAA, o estudante foi duas vezes medalhas de prata na Olimpíada Mineira de Química, Medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Biologia, Medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Química, Medalha de bronze na Olimpíada Sapientia, duas medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e três vezes primeiro lugar do Brasil no Simulando Enem da Rede Pitágoras.